As distorções harmônicas, causadas por dispositivos não lineares, podem comprometer o fator de potência, resultando em perdas excessivas e sobreaquecimento dos equipamentos.
Mas não se preocupe! Neste conteúdo exclusivo, revelaremos métodos altamente eficazes para corrigir o fator de potência nessas situações.
As distorções harmônicas são causadas pela presença massiva de dispositivos não lineares, como inversores, reatores eletrônicos e equipamentos de TI. Essas distorções afetam negativamente o fator de potência, causando aumento nas perdas, aquecimentos de equipamentos e multas na fatura de energia por reativo excedente.
Os reatores de dessintonia e os filtros ativos são capazes de compensar as distorções harmônicas em tempo real, injetando correntes harmônicas de mesma magnitude e frequência, mas em fase oposta as correntes não lineares.
As principais vantagens são a diminuição de perdas de energia, aumento da eficiência do sistema elétrico, melhoria do desempenho e aumento da vida útil dos equipamentos e cancelamento de multas aplicadas pela concessionária de energia por excedentes reativos.
Tiago Araújo
Eng. Eletricista